sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Razões de hoje, razões de ontem...

Ontem me perguntaram qual foi o estopim da minha saída do mercado financeiro.  A pessoa, que trabalha no mesmo lugar, queria entender o que aconteceu e o que me levou a uma decisão tão, digamos, drástica.

Logo me coloquei a explicar tudo desde o começo, mas minha linha de raciocínio não estava clara nem para mim.  Obviamente, eu lembro de todos os maus bocados, da políticagem, das diferenças de pensamento e opinião, mas mesmo assim não conseguia colocar as coisas em ordem.

Foi então que percebi que, muitas vezes, as decisões que tomamos estão ligadas a como nos sentimos na época em questão.  Isso não significa que a decisão seja errada, mesmo tendo uma grande carga emocional atrelada a ela.  Significa que estamos ouvindo um chamado interno, do corpo e da mente, que estão por alguma razão ficando doentes, não suportam mais engolir sapos ou clamam por uma liberdade até então inexistente.

No meu caso, uma decisão financeira adversa foi o estopim da saída (é sempre ruim ser enganado, principalmente em sociedades, onde confiança é fundamental), mas o acúmulo de aspectos ruins durante meses e meses de trabalho culminaram neste resultado, que considero positivo pois me abriu outras frentes pessoais, profissionais e de qualidade de vida.  E aprendi que, quando olhamos para trás para reavaliar uma decisão, precisamos nos colocar naquele lugar tanto fisicamente e situacionalmente, mas também entender qual era o âmbito emocional na época.

The Turtle



PS - O trade de BGI foi stopado, inaugurando o primeiro stop loss de 2013.  Nova entrada em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário