quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Confie no seu plano


O ano começou bem!  Resultados positivos, trades dando certo, dinheiro no bolso.  Mas o mercado não é linear, e estatisticamente é sempre provável que haja altos e baixos.

E veio a baixa... e veio para passar um tempo conosco.

É muito, muito difícil ver o resultado de uma ou duas semanas de trabalho se esvairem em poucos dias.  E é nessas horas que o aspecto mais importante de qualquer plano é testado, seja ele uma estratégia de trading, um novo negócio, ir na academia, sei lá... cada um tem seus objetivos.

Psicologicamente, é muito fácil mudar o rumo das coisas sem pensar direito, sem entender a probabilidade de sucesso do que se está fazendo, escutar as "dicas" de quem não tem mais nada para fazer e acha que pode dar pitaco na vida dos outros.  Por outro lado, estar em contato com pessoas que tem o conhecimento para reforçar nosso comprometimento com os planos em curso é importantissimo para balancear tal equação.

Ontem tive o prazer de aprender um pouco mais com um amigo que também gere uma carteira de trading na física.  E, mais do que técnicas ou estratégias operacionais, o que mais impressiona é a calma com que ele encara um dia de mercado adverso.  O ano tem 252 dias de operação, e não é um ou outro dia específico onde as coisas não dão certo que vão fazer a diferença, assumindo-se que o controle de risco da operação em questão te proteja destes quebra-molas no caminho.

Estudar a probabilidade de sucesso e retorno de qualquer projeto ajuda a manter a calma nestas horas, pois a convicção de que no longo prazo as coisas vão melhorar está embutida em nossa linha de pensamento.  Não entrar em pânico é a chave da coisa toda. Cada vez mais consigo ver um paralelo entre sucesso e paz de espírito.

(Posições ainda abertas:  INDFUT Comprado / DOLFUT Comprado / ICFFUT Comprado)

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário