segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

2012 - Retrospectiva, erros, soluções


Bom, vamos tentar essa história de análise dos erros.  Mas antes, gostaria de dizer isso:  2012 foi um dos melhores anos de minha vida.  Minha saída do mercado foi marcada por um grande alívio, pois apesar de gostar do projeto em que estava, eu tinha que lidar com meia dúzia de pessoas que, sinceramente, não agregavam nada de bom à minha vida, a não ser aumentar meu estado depressivo.  Em inglês, crappy people.  Em 2012, viajei muito, descansei, me dediquei ao esporte, iniciei novos projetos e curei todos os problemas físicos que tinha (é impressionante como mascaramos isso, mas eles estão lá - dores, azia, falta de sono, etc...).

Enfim...

1 - ANSIEDADE - Apesar de ter um setup provado e testado para operar no mercado de futuros, algumas vezes minha psicologia me venceu e eu mexi nos stops, tanto de alta quanto de baixa, perdendo dinheiro ou deixando de ganhar.  Erro crítico em trading, que destroi a estatística de retorno de longo prazo;

2 - FALTA DE ATENÇÃO - Em pelo menos um episódio, meu stop estava errado e eu terminei o dia com uma posição que não deveria existir.  O trade, que deveria ter sido positivo, terminou negativo.  Passei muita raiva, outra coisa que não deveria ter acontecido;

3 - FALTA DE VISÃO MACRO - Um dos objetivos mais importantes para 2013.  Em 2012, eu entrava e saía dos trades sem uma visão macro de longo prazo, que é fundamental para trend following.  Estudar e ler o tempo todo, acompanhar analistas com bons resultados e track records, tudo isso vai me ajudar a manter uma visão para onde as coisas vão.

4 - GAPS DE TEMPO - Cada viagem que fiz em 2012 foi um break durante minha operação.  Isso significa que, em 10 meses, no mínimo 6 semanas eu fiquei parado, além das duas últimas semanas do ano (por falta de liquidez).  O objetivo em 2013 é montar um esquema onde, mesmo viajando, eu possa acompanhar e tocar minha estratégia para frente.

5 - ESQUECER O QUE PASSOU - Ainda há muita bagagem sobre o fim de minha estada na última empresa em que eu estava, so a respeito das pessoas e do que foi feito.  Esquecer, tocar para frente e manter uma visão de futuro é um dos objetivos psicológicos daqui para frente.

Acho que é isso.  Que venha 2013! Opa, já chegou...

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário