quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Altos e baixos

Uma vez que decidi que levaria uma vida, digamos, com menos rotinas e programações fixas, menos segurança financeira e mais aventuras diárias, tive que aprender a lidar melhor com os altos e baixos que tal situação passou a me apresentar.  Picos e vales de humor, de resultados de investimentos, de projetos que em uma semana andam e que na outra parecem estar parados, etc.

No começo foi bem difícil.  Mesmo sabendo que isso iria acontecer, muitas vezes batia uma sensação que me levava a questionar:  "Será qeu o que estou fazendo com minha vida está realmente certo?".

A resposta, subjetiva como já esperava, acabou vindo somente depois de muito papo em terapia (mais sobre isso em outro post) e reflexão pessoal, e também de muito analisar como eu havia me sentido nos últimos 15 anos.  E a grande constatação é que estes Picos e Vales sempre existiram.  Em cada aspecto de nossas vidas, existem ciclos normais e estes ciclos devem ser vividos como se apresentam.

Ora, quando comecei a operar na bolsa, me pareceu muito fácil.  Já no segundo mês tive um resultado que não esperava ter o resto do ano.  No mês seguinte, a coisa virou, devolvi uma boa parte dos ganhos e aprendi do jeito mais amargo que precisava gerenciar emocionalmente estes aspectos.  Quando comecei a montar um e-commerce, as primeiras reuniões foram ultra-produtivas, até que começou a fase de programação, onde o trabalho está na mão de outras pessoas e temos que apenas esperar.  E isso sem falar no meu jogo de golfe, que resolve ser ótimo durante uma semana ou duas e péssimo durante o mês seguinte, quando eu achava que havia descoberto o segredo da coisa toda.

Mas, olhando para trás, houveram altos e baixos na minha mudança para São Paulo (muitos anos atrás), nas minhas buscas por primeiro emprego, em minha carreira no mercado financeiro, nos meus hobbies, relacionamentos e, onde mais aprendi, no meu casamento.  E, como sempre, as fases ruins passam, assim como as boas.  Estas variações sempre estiveram lá, mas sempre estive ocupado demais para realmente prestar atenção, encarar de frente e entender o resultado delas em minha psique.

Frustrações sempre vão existir.  Nada dá certo sempre, mas uma hora o que dá certo "paga" a conta do que deu errado, e ainda sobra muita coisa boa.  Pensando bem, é como no trend following ou como no golfe.  Simples assim, apesar de complicadíssimo.


(THE ELLIOT WAVE chart)

The Turtle


Nenhum comentário:

Postar um comentário