quarta-feira, 1 de maio de 2013

Desapego, reconhecimento e a habilidade de mudar de opinião


Quase 45 dias de consultoria, e me bateu um "momento Eureka"... um daqueles momentos onde a névoa some e, rapidamente, entendemos algo que ninguém pode explicar.

Quando meu sabático começou, meu maior discurso era que "...eu nunca mais iria trabalhar para ninguem...".  Queria depender só de mim, ficar rico sem salário, viajar o mundo sem me preocupar com o cronograma de férias de outras pessoas, etc.  E assim se passou o último ano.

Pois bem... e mercado foi ótimo (para minha carteira pelo menos) no ano passado.  Viajei.  Fiz o que bem entendia.  Almoçava com amigos, de terno, em jeans e camiseta, despertando a inveja de todos.  E enquanto isso ia conquistando o mundo e fazendo planos.

Mas...

O mercado virou.  Alguns projetos não vingaram, outros atrasaram, a burocracia me tirou a paciência.  Fico pensando em quantos possíveis empresários o país perde por conta da burocracia. Vide meu post anterior...

Trabalhei duro nas ultimas semanas, entrevistei muita gente, levantei problemas, criei apresentações e desenferrujei as habilidades corporativas, planilhas, etc.  E percebi que estava gostando, lembrando de um tempo onde eu era feliz trabalhando, mas não sabia o porque.  Fiquei pensando nisso, onde foi que eu comecei a detestar o trabalho e as corporações... e percebi que nada tem a ver com as empresas em sim, mas sim com que tipo de PESSOAS eu estou lidando.

Na última empresa, que era para ser meu projeto de vida mas acabou sendo uma grande decepção, a guerra de egos, puxa-saquismo, síndrome do sangue azul e megalomania foram as chaves para que eu fritasse.  Apesar de muita gente inteligente na empresa, essa inteligência, a despeito dos planos iniciais do Alfa Banker, não foram canalizadas corretamente.  Deu no que deu, diga-se de passagem.

Foi então que os manda chuvas da empresa que estou trabalhando hoje me chamaram para um bate papo sincero, elogiando o trabalho feito, a visão independente, a qualidade do que foi entregue e estenderam o projeto para mais 2 fases.  Além disso, me ofereceram emprego (que por hora não aceitei) e me pediram ajuda em outros pontos fora do escopo.  E sim, isso me fez perceber que, se o clima da empresa pode nos levar para frente ou nos fazer empacar, quem faz o clima são as pessoas.

Só isso, sem contar o retorno financeiro, já fez esse trabalho pontual valer a pena.  Agora é tocar a vida.  Let's get back to work, baby!!!

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário