quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Insana Estrutura Jurídica do Brasil



Estou trabalhando com Consultoria.  Meu produto é meu tempo e meu esforço.  Mas há um problema, e que pelo que estou percebendo é um problema para todos:

1. Burocracia

Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina.
É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.

A estrutura brasileira exige um esforço herculano de paciência e dinheiro para navegar através de repartições e cartórios para se abrir uma empresa.  Algo em torno de 60 dias, além dos custos.  E uma vez aberta, a empresa leva de 2 a 5 anos para ser fechada.  Incrível!

Depois o governo fica reclamando de informalidade.  Minhas sugestões, a serem implementadas amanhã:

 - Extinguir todos os cartórios.  O governo deve ter um sistema único de documentação.  Eliminar autenticações de assinatura, taxas de registro de imóveis, etc.
 - Criar uma base unificada de dados, certidões e cadastro positivo, não só de pessoas físicas mas também de pessoas jurídicas;
 - SIMPLIFICAR A VIDA DAS PESSOAS.  Se um profissional liberal quister emitir NF-e, permitir que o mesmo o faça em seu próprio CPF.
 - Criar uma guia única de recolhimento de impostos.  Você entra na internet, informa seu CPF e o valor da nota, o sistema calcula os impostos unificadamente e emite uma GRU.

Não sou contra pagar impostos.  Mas temos que admitir que estes custos periféricos são exatamente o que acabam com a competitividade de nosso país, com a paciência de seus cidadãos e com a geração de empregos.

Até que se resolva isso, eu não irei gerar um só emprego formal.  Nenhum.  Todo o meu capital ficará aplicado, sem benefício nenhum para a sociedade.

Revoltado,

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário