quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quanto Custa um Heliponto em São Paulo?



Outra função que tive recentemente foi a de intermediador entre os condôminos de um prédio de escritórios onde eramos locatários e uma consultoria especializada em liberar helipontos em São Paulo.

Explico:  o prédio, alugado, tinha em seu projeto uma "laje de segurança".  Já que a prefeitura de São Paulo não aprova merda nenhuma, alvará nenhum (tem casa noturna em Sampa que roda a 20 anos sem alvará, só com o protocolo e a molhadinha na mão do fiscal), todo prédio comercial com previsão de heliponto é aprovado como tal.

Uma vez entregue o prédio, é de responsabilidade da administradora, em conjunto com os proprietários, conseguir o tal alvará de funcionamento.  Uma "consultoria" é indicada para tratar de tal procedimento, e funciona mais ou menos assim:

 1 - Dá-se entrada no Corpo de Bombeiros;

 2 - Dá-se entrada na ANAC (antigo DAC);

 3 - Dá-se entrada na Prefeitura

A Prefeitura irá pedir a autorização dos Bombeiros (relativamente fácil) e da ANAC.  Então você vai à ANAC e pede a autorização deles, mas ele exigem a autorização da Prefeitura.

É ISSO MESMO!  Um não libera sem o outro liberar antes.  E assim o processo roda por meses.  Ou pelo menos rodou, até que alguém bateu em nossa porta e disse que haveria uma "taxa" para que as autorizações saíssem.

Bagatela.  Coisa pouca.  Dinheiro de pinga...  só R$ 300.000,00.   TREZENTOS MIL REAIS (por extenso para que não haja dúvidas)!!

Daí eu te pergunto:  você realmente acha que um dia essa coisa de alvarás vai mudar?

The Turtle

Um comentário:

  1. fim do mundo, em país sério depois de artigo desse com certeza e investigado e responsável vai para cadeia ou processado por calúnia, caso não seja verdadeiro.

    ResponderExcluir