quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O primeiro grande teste


Quando comecei a operar, em março de 2012, tudo parecia fácil.  Posições pequenas, com valores irrelevantes do ponto de vista de montante financeiro.  Estava apenas testando as águas do sistema e do setup, vendo se as estratégias de entrada e saída funcionavam, etc.

Após esta fase, como mencionei aqui, o capital de verdade entrou em jogo, mas os stop losses ainda não geravam preocupação.  Na verdade, o maior desafio era controlar meu impulso de mexer nos stops, esticando as perdas ou saindo das posições vencedoras muito cedo para garantir o lucro e não vê-los desaparecer em um pullback.

Tive um mês muito bom, e alguns ruins.  Nada super preocupante, pois o único mês em que as perdas excederam 2% foi logo após um grande ganho, logo no acumulado do ano o resultado estava positivo.

Em 2013 novamente aumentei o capital base.  Já com mais confiança em seguir a estratégia, aplicando conhecimentos que meu treinamento do ano anterior, mas sem "ir para as cabeças" e sempre mantendo um controle de risco sólido.  Mesmo assim, este ano o mercado resolveu me dar meu primeiro grande teste, e de cara me tirar mais de 5% do capital em pouco mais de 40 dias.  Juros abrindo, bolsa para baixo e um grande stop loss na mexida do dólar me geraram um prejuízo grande.

O que eu fiz?  Voltei as bases.  Reestudei as regras do setup, conferi os controles de position sizing e de risco, refiz o teste do ATR... tudo isso para me assegurar de que não haviam inconsistências.  Seguir o setup no longo prazo é mais importante do que uma estratégia a prova de falhas (já que isso não existe mesmo, como bem provaram a LTCM e o Bernie Maddof).

Se a queda continuar e atingir 10%, o segundo filtro de risco se aciona e passo a operar com 80% do capital somente.

Confie.  Mas Verifique.

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário