terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Long December...


"A long december and there's reason to believe, maybe this year will be better than the last..." 


2013... fim... foi bom? Ruim?

O ano que passou foi um ano de provações, desafios e aprendizado.  Foi um ano onde voltei à realidade, mesmo ainda estando em período sabático.  

Começou com um problema de saúde, misturado com perdas financeiras no mercado futuro.  A moral caiu, e com ela o espírito.  Lá por abril/maio consegui um "freela" de consultoria, e por 3 meses e pouco me dediquei a um projeto novo.  Cobri as perdas, ou ao menos parte delas, e peguei o gosto pela vida corporativa novamente. 

Em julho eu já estava bem animado, com um projeto novo (pessoal) de real estate na cabeça.  No dia seguinte ao qual tomei a decisão de investir, em um assalto bizarro, quase perdi meu irmão, um amigo e a minha própria vida.  Desisti de tudo e resolvi ir embora do Brazil, país do nunca chega.

Tive finalmente a confirmação de estar novamente saudável, só para tomar outro baque logo depois.  Um grande sentimento de perda atingiu a família, mas superamos.  

No 2o semestre voltei, ou melhor, resolvi voltar ao mercado financeiro.  Passei, e continuo passando, por algumas baterias de entrevistas em diversas instituições, mas o mercado continua fraco.  Também no 2o semestre, minha operação no mercado futuro virou para cima e passei a ganhar dinheiro.  Me juntei a outros dois traders e juntos alugamos uma sala para melhor dividir as ideias e discussões de mercado.  Dinheiro bem investido, já que só de experiência ali tem muito mais de 30 anos de mercado.

Em 2013 também viajei muito.... Turks & Caicos, Belize (as duas para mergulhar), Estados Unidos duas vezes.  O dinheiro mais bem gasto no mundo, aprendi finalmente, é em experiências.

Meu jogo de golfe progrediu.  Minha psicologia também, e me dei alta da terapia por um tempo.  Este foi outro dinheiro muito bem gasto. 

Errei no meu assessment de mercado.  Achei que o IBOV iria subir, o dólar ficar estável e o S&P500 cair.  Foi tudo ao contrário, mas isso é normal.  O grande erro mesmo foi ter demorado tanto para virar a mão.  Mudei meu jeito de operar, saí um pouco do trend following e passei ao day trade de dólar futuro.  Fiz dinheiro.  Aprendi a operar maior.  Evitei, porém, a alavancagem.  Esse tempo ainda ira chegar.

Depois de muito pensar, resolvi que o projeto de RE vai sair.  Vai ser divertido, trabalhoso e custar caro.  Mas vamos em frente.

Vez ou outra tirei a guitarra do armário.  Vendi o equipamento de foto-sub. Troquei de carro.  Remoí velhos estigmas e frustrações.  Me apavorei.  Me diverti.  Briguei e fiz as pazes.  Cozinhei, e depois abandonei a cozinha.  Ainda não fiz um hole in one, mas fiz um eagle no 17 do Guarapiranga.

Muita coisa aconteceu em 2013.  Não foi o melhor dos anos, mas está longe de ser o pior.  O ano termina melhor do que começou, eu estou vivo e feliz.  

2014? Bora lá...

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário