domingo, 3 de março de 2013

A vida imita o esporte, e as lições disso no mercado

Ontem joguei golfe.  Estávamos em 4 pessoas, fizemos uma apostinha baixa (1a volta, 2a volta, total net) e saímos.  Há algum tempo tenho "lutado" contra meus movimentos e a resultante, um hook baixo que destrói minhas possibilidades de jogo.  Mudei de professor (voltei a fazer aula com um antigo mestre com o qual me comunico melhor) e tenho treinado bastante.  O golfe é, em sua maioria, um esporte frustrante (vide o livro abaixo):


Assim como o golfe, meu book de trading não tem tido bons resultados.  Terminei o ano bem mas os dois primeiros meses foram bem negativos.  

Porém, ontem, após uma volta de 51 (3 acima net), algo aconteceu.  Fiz uma segunda volta de 38, abrindo com dois bogey mas engrenando mais dois pares.  Fiz mais um bogey num green ilha, e outros 2 pares.  Cheguei no tee do 17 com as possibilidades combinadas de jogar abaixo de 90 (meu melhor score até hoje foi 89), vencer a 2a volta e o jogo, fazer uma volta abaixo de 40 e vencer meu irmão, handicap 6, no gross na segunda volta.  Mas, para isso, eu precisaria fazer par e birdie nos últimos dois buracos, uma tarefa um tanto improvável para um handicap 23. 

Pois bem... fiz par no 17, após ter a sorte de poder "dropar" fora da banca por conta de área em reparo.  E, no 18, joguei com a cabeça no lugar e quase fiz eagle, deixando a bola "dada" para birdie.

Depois de muito sofrimento e decepção, frustração e fúria até, veio um bom resultado sem que eu sequer forçasse a barra para tal.

Esta é a lição que tiro deste fim de semana para meu trading... afinal, Trend Following é, por sua característica básica  um processo onde se ganha em menos de 40% das operações.  Mas que, no fim das contas e no longo prazo, é lucrativa do ponto de vista estatístico.  A parte mais difícil é ter a estabilidade mental e psicológica para se seguir o plano estabelecido.

Que venham os bons resultados!

The Turtle

Nenhum comentário:

Postar um comentário